poeta, ilustrador e dramaturgo português Almada Negreiros (1893-1970)

"El Alma de Almada El Impar" em Madrid

A Bedeteca de Lisboa, equipamento cultural da Câmara Municipal de Lisboa, produziu uma exposição sobre a obra gráfica de Almada Negreiros em parceria com o Instituto Cervantes de Lisboa e comissariada por Luís Manuel Gaspar e João Paulo Cotrim. Inaugurada a 7 Abril, data do 111º aniversário de Almada Negreiros, na Galeria do Palácio Galveias, esteve patente ao público até 16 de Maio.Esta exposição, intitulada «El alma de Almada el impar: Almada Negreiros obra gráfica 1926-1931», apresenta ao público a obra gráfica de Almada Negreiros, nomeadamente a realizada durante o “período espanhol”, época em que o artista residiu em Madrid, para os periódicos ABC, Blanco y Negro, Gaceta Literária, La Esfera e Nuevo Mundo. Estes três últimos títulos apresentam a intensa colaboração com o escritor Ramon Gomez de la Serna. Inclui ainda ilustrações realizadas nesse período para os periódicos portugueses Ilustração Portugueza, Ilustração e Magazine Bertrand e as bandas desenhadas realizadas para o Sempre Fixe e para a publicação espanhola El Sol.

Para a exposição foram editados o catálogo «El alma de Almada el impar», com textos de João Paulo Cotrim e cronologia de Luís Manuel Gaspar, comissários da exposição, e uma co-edição Assírio & Alvim / Bedeteca, fac-similada e bilingue intitulada «Marginálias», das crónicas de Ramón Gomez de la Serna ilustradas por Almada Negreiros para os periódicos Nuevo Mundo e La Esfera, com textos de Juan Manuel Bonet e de Fernando Cabral Martins. Foi ainda editado o nº 8 do Boletim Ramon, publicação literária dirigida por Juan Carlos Albert, número inteiramente dedicado à exposição e coordenado por Juan Carlos Albert, João Paulo Cotrim e Luís Manuel Gaspar. No âmbito da programação realizou-se uma conferência por Juan Manuel Bonet, director do Centro de Artes Reina Sofia e a apresentação da peça sobre o universo ficcional de Gomez de la Serna, Hasta que la boda nos separe, da autoria de Roberto Lumbrelas Blanco, pela companhia espanhola Barataria Teatro.

A exposição teve grande sucesso junto de público e dos meios de comunicação social. Sendo esta exposição referente ao período em que Almada Negreiros residiu e trabalhou em Madrid considerou-se do maior interesse a sua apresentação em Espanha nomeadamente em Madrid. Esta iniciativa foi acolhida com muito interesse pelo Embaixada de Portugal em Madrid tendo contactado o Museu da Cidade de Madrid neste sentido. Foi assim acordada a apresentação da exposição para este mês de Setembro. Igualmente a embaixada obteve o patrocínio financeiro da Caja Duero.No âmbito desta iniciativa será editada uma brochura que contem os textos do catálogo. A exposição inaugura oficialmente amanhã com a presença do Embaixador de Portugal e a Conselheira das Artes e Cultura da Câmara Municipal de Madrid.

Nenhum comentário: