Babilaques Alguns Cristais Clivados - Waly Salomão


Descobri o poeta, letrista e produtor cultural baiano Waly Salomão (1943-2003) em um domingo de coincidências. Lendo Finalidades sem fim - ensaios sobre poesia e arte, de Antônio Cícero, encontrei referências para cruzamentos muito interessantes da poesia e da imagem. Depois cai no site do SESC Pinheiros, onde está a exposição Babilaques Alguns Cristais Clivados, de Waly.

Voei para um táxi e desembarquei em frente ao "Alfa Alfavela Ville", letras de um poema feitas em madeira na década de 70 pelos artistas plásticos Oscar Ramos e Luciano Figueiredo. Luciano é o curador da exposição do SESC. Fiquei sem fôlego. Ousado demais. Antropofágico demais.

BABILAQUES é uma série produzida por Waly nos anos 70, entre Rio, Salvador e Nova York. Composta por 90 fotografias de seus cadernos de criação. Esses eram abertos em uma certa página escolhida pelo artista e fotografados em diversos ambientes inusitados, também determinados pelo poeta.
Quando: das 13h às 22h; sáb., dom. e feriados, das 10h às 19h; até 5/10
Onde: Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo, tel. 0/xx/11/3095-9400)
Quanto: grátis
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos
Sugestões também no SESC Pinheiros:
Dessintetizador e Babilaques: Pequeno Paralelo
Dia 24/09, quarta, às 20h. Encontro com o compositor Tom Zé, que lê e comenta poemas do escritor Waly Salomão.
Jards Macalé - Real Grandeza
27/09, 28/09 - sábado, às 21h e Domingo, às 18h. O compositor interpreta clássicos de Waly Salomão, com participação especial de Adriana Calcanhotto e Luiz Melodia.
Dessintetizador e Babilaques: Pequeno Paralelo
17/09, quarta, às 20h30. Performance artística com instalação sonora de paralelos entre a obra do grupo Gem e a do poeta Waly Salomão.

Nenhum comentário: